Pular para o conteúdo

Influenciar e manipular: existe diferença?

A relação entre influenciar e manipular faz com que muitas pessoas tenham receio de se tornarem influenciadores. Por isso, nós vamos deixar bem claro a partir de agora quais são as diferenças entre convencer, influenciar e manipular.

De modo que, você possa compreender o que é convencer, influenciar e manipular. Para que não deixe de aproveitar oportunidades por não saber diferenciar tais ações. Afinal, é possível influenciar para o bem, assim como, convencer.

Influenciar, manipular e convencer são comportamentos distintos

Os termos são parecidos e por muitas vezes, podem acabar gerando confusão. Todavia, é importante ter clareza de que se tratam de comportamentos diferentes entre si. Por isso, para que você não cometa erros, é importante conhecer os conceitos.

De modo que, consiga compreender que convencer é diferente de influenciar que é diferente de manipular.

E dependendo da intenção por trás do comportamento, nenhum dos 3 é pejorativo. Portanto, também é útil compreender os termos para que saiba designar cada comportamento e seus resultados.

O que é convencer as pessoas?

Geralmente relacionado à venda ou debates, o convencimento tem relação com a argumentação lógica sobre um determinado tema.

Para convencer é preciso persuadir alguém a aceitar uma ideia, opinião ou uma proposta realizada por você. Visando que a outra pessoa mude de opinião a partir de então.

É muito comum que vendedores convençam seus clientes de comprar determinados produtos a partir da argumentação lógica. A habilidade de convencimento é muito importante na carreira profissional.

O que é influenciar pessoas?

Diferente de convencer, influenciar tem relação a uma série de fatores, podendo influenciar uma pessoa a adotar uma ideia, opinião, comportamento ou atitude, por exemplo. O que é muito positivo no ambiente de trabalho, afinal, você pode influenciar pelo bom exemplo de líder, gerando inspiração e motivação na equipe para dar o melhor a cada dia.

É importante perceber que, a influência é mais subjetiva que o convencimento e tem maior relação com a capacidade de fazer o outro tomar alguma ação por si só. Geralmente, a pessoa se inspira em você e acaba sendo influenciada pelo seu comportamento de um gestor eficiente, com performance acima da média, por exemplo.

Em geral, a influência pode ser objetiva ou subjetiva dependendo de uma série de fatores. Mas quando você demonstra boas habilidades e tem resultados a partir disso, é natural que as pessoas se inspirem e te copiem pelo exemplo. E assim, são positivamente influenciadas nos negócios por sua performance.

Manipulação é sempre negativa? Entenda o que é

A manipulação por sua vez, tem uma conotação mais negativa. Geralmente, a manipulação tem o objetivo de controlar alguém usando técnicas psicológicas e emocionais para fazer a pessoa tomar uma decisão.

E infelizmente, na grande maioria das situações as pessoas manipuladoras querem que o outro decida de forma favorável somente para si mesmas.

Portanto, é natural que a manipulação tenha uma conotação mais negativa e enganosa na nossa sociedade. Uma vez que, a maior parte das pessoas tidas como manipuladoras usam essa habilidade para fazer coisas ruins para com as outras.

É possível influenciar e manipular as pessoas para o bem?

Sim! Com uma série de dados sobre efeitos negativos da alimentação focada em alimentos processados, você consegue mostrar esses impactos ruins e manipular a vontade da pessoa de se tornar mais saudável.

Portanto, é possível influenciar a pessoa causando impacto com as informações verdadeiras, manipulando essa pessoa a alcançar um resultado positivo para a própria saúde. Todavia, é possível influenciar sem manipular.

Dessa forma, se você acha que manipulação é sempre ruim e que o outro tem que ser livre para tomar a própria decisão, você elimina o peso de estar fazendo algo “errado”. Muito embora seu objetivo seja alcançar um resultado positivo para a saúde da pessoa, você poderá se sentir mal por estar fazendo algo que considera ruim.

Para evitar esse desconforto, vale a pena focar em influenciar e convencer as pessoas de que o seu exemplo é mais saudável e positivo, para que elas te copiem. Aproveite que agora já sabe a diferença e não se cobre achando que influência é sempre negativo.